A história de pessoas eternizadas em ruas, vielas,, travessas, avenidas, praças e bairros de São Paulo.
mercoledì 22 agosto 2012
SENADOR TEOTÔNIO VILELA
SENADOR TEOTÔNIO VILELA
Defensor da democracia, foi um dos que mais apoiaram as Diretas Já e colocou-se como porta-voz do processo de distensão e assumindo a posição de “oposicionista da Arena”, mesmo tendo participado dela.Nasceu em 1917 e morreu em 1983.Teotônio Vilela filiou-se à Arena, sendo eleito senador pelo partido, em 1966, para o mandato de 1967 a 1974.
No Senado, atuou como membro titular das comissões de Economia, de Agricultura, de Redação, de Ajustes Internacionais, de Legislação sobre Energia Atômica e de Indústria e Comércio. Foi quarto suplente da Mesa e vice-presidente da Comissão de Assuntos Regionais, em 1973.
FNo mês seguinte, aderiu à Frente Nacional pela Redemocratização, um movimento cujo programa, segundo Teotônio, era semelhante ao seu Projeto Brasil, além de oferecer uma possibilidade de mobilização. A Frente queria a candidatura do general Euler Bentes Monteiro à presidência e do senador emedebista Paulo Brossard para a vice-presidência da República, buscando agrupar, além do MDB, militares descontentes e políticos dissidentes da Arena.
Filiou-se ao MDB, no dia 25 de abril de 1979, e em meados de junho, durante o seu primeiro discurso como oposicionista, fez duras críticas ao governo provocando a retirada geral dos parlamentares da Arena do plenário do Senado.
Batalhador incansável pela anistia geral exerceu a presidência da comissão mista que estudava o projeto sobre o tema, encaminhado ao Congresso pelo Governo.
Nas eleições parlamentares de 1974, foi reeleito para o Senado como representante de Alagoas, sendo um dos poucos arenistas a ter sucesso eleitoral pelo partido do governo, em todo o país, para a legislatura de 1975 a 1982 fazia pronunciamentos no Senado pró-democratização e buscou contatos com personalidades e instituições para elaborar um projeto de institucionalização política para o Brasil. Em abril 1978, o apresentou no Senado o que ficou conhecido como o Projeto Brasil, que incluía diversas propostas liberalizantes.
Seu nome foi colocado para um Conjunto Habitacional na zona leste de São Paulo, no qual eu fui criado.
Iscriviti a:
Commenti sul post (Atom)
Nessun commento:
Posta un commento